top of page

Mulher: um verdadeiro camaleão-fêmea

 

Alegro-me quando tomo conhecimento de que alguém alcançou o que desejava. Para a mulher, tem sido uma luta diária para conquistar direitos através do tempo.

Ao ler a Bíblia encontramos, em Gênesis, o valor que Deus deu à mulher quando da criação do mundo. Ele ao criar dizia: “haja ...” e as coisas iam se formando, diferentemente da criação do homem e da mulher, segundo observamos em Gênesis 1:27: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa a semelhança... E criou Deus o homem a sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhe disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeita-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Ele teve o cuidado de colocar a mulher no mesmo patamar do homem. Mas por causa do pecado, o próprio ser humano modificou esse valor.

Infelizmente, existem, ainda hoje, certas sociedades que veem a mulher como inferior ao homem. Consideram-na, simplesmente, objeto ou escrava em todos os sentidos.

Ao proceder pesquisa em fontes confiáveis, identificamos várias mulheres que lutaram para derrubar preconceitos, resgatar ou adquirir direitos.

Conquistar algo exige, algumas vezes, reação contrária ao que se está acostumado. Muitas mulheres não aceitaram mais a situação como viviam e, por isso, foram em busca do que acreditavam. Em consequência, inúmeras delas morreram ou foram mutiladas por se levantarem para mostrar ao mundo que são capazes de se sobressair em qualquer área da vida.

É bom destacar que muitas dessas mulheres conseguiram o que desejavam, porque foram ajudadas por homens de visões privilegiadas, que não as julgavam como inferiores, mas com capacidade e direitos iguais.

Realmente, a mulher tem uma mentalidade extraordinária. Estudos mostram que muitos escritos publicados em revistas, jornais ou em livros, com grande destaque na sociedade, no passado, foram, na verdade, produzidos por jornalistas e escritoras sob pseudônimos masculinos, haja vista serem proibidas de atuar nessa área.

Voltando à Palavra de Deus no Livro de Números, encontramos a história das filhas de Zelofeade, de nomes Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Essas mulheres não se conformaram em ser excluídas da herança que o pai delas teria direito quando da distribuição da terra conquistada pelos israelitas. Zelofeade morreu antes dessa partilha e sua porção teria que ser repassada aos seus irmãos e não às suas filhas, pois, conforme a lei, só aos filhos homens caberia esse direito. Elas foram até Moisés requerer essa herança. Ele, homem sábio, reconheceu ser justa a petição das mesmas. A ação daquelas cinco mulheres foi capaz de mudar a Lei de Moisés.

Hoje, leis têm sido mudadas ou adequadas para garantir direito às mulheres. Devemos lembrar que muitas dessas conquistas foram alcançadas graças à utilização de boas estratégias.

Apesar de um número menor em relação aos homens, mulheres têm se sobressaído como grandes líderes em todas as áreas. Contamos, atualmente, com renomadas escritoras, jornalistas, cientistas, médicas, empresárias etc.

A primeira pessoa que precisa acreditar que é capaz de realizar qualquer coisa é ela própria. Esse é o primeiro passo para se conquistar. Sempre devemos crer em nós, pois fomos criadas à imagem e semelhança do Criador. Somos capazes de conquistar tudo que quisermos. Façamos acontecer, haja vista a mulher ter se mostrado um verdadeiro camaleão-fêmea, que usa os meios propícios para alcançar seus objetivos.

 

Kátia Colares Ribeiro

Texto publicado na antologia “O Nu da Palavra – Prosa e Verso” (AJEB-MG), em 2020. A autora recebeu Menção Honrosa em Prosa, com destaque para seu texto na referida antologia.

1 Comment


Parabéns!

Like
bottom of page