top of page

OUTROS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO FISCAL | AUGUSTO BERNARDO

LIVROS & ESCRITORES

O ÁLCOOL MATA!


A bebida alcoólica – apesar dos significativos pagamentos de altas somas de impostos – causa grandes estragos sociais e econômicos, provocando custos que vão muito além do valor arrecadado. Mesmo que as despesas fossem menores os prejuízos causados a sociedade são injustificáveis. O prejuízo vai mais longe, não é somente material e não se resume apenas em consertar carros, bens públicos e pessoais.


Para se ter uma ideia do poder de destruição do álcool, faz-se necessário calcular quanto custa o efeito devastador provocado por uma desestruturação familiar. Quantas outras consequências são provocadas a partir de uma dependência química ou de um mero deslize ou até de uns goles a mais? Todos os males causados pela bebida poderiam e podem ser evitados, bastando usar o bom senso.


A verdade é que este male destrói famílias inteiras no Brasil e no mundo. Basta ver as páginas dos jornais ou assistir os noticiários. Há vários casos em que do seio familiar, nos quais pais e filhos, movidos pela fúria etílica, digladiam-se, às vezes, com trágicos resultados. No trânsito não é diferente. O arrojo e a fúria empregados ao dirigir, somados à irresponsabilidade e à falta de lucidez, facilmente provocam danos irreparáveis, para quem usa o veículo como uma arma, como também às vítimas, seus familiares e ao estado – muitas vezes acaba envolvendo os pedestres, passageiros e motoristas que atuam com cautela e prudência. (...)


BIBLIOTECA RAIMUNDO COLARES RIBEIRO

Transcrito do livro OUTROS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO FISCAL, de Augusto Bernardo, Selo Editorial Temporal, Manaus (AM), 2020, página 138.

Commentaires


bottom of page