top of page

TENHA FÉ EM DEUS, TENHA FÉ NA VIDA | RAIMUNDO COLARES RIBEIRO

LIVROS & ESCRITORES

Em momento anterior, eu havia me referido aos oitavanistas do Colégio Estadual de 1974. No início desse novo bloco da programação, demonstrei minha admiração, respeito e amizade aos colegas formandos, rogando a todos que continuassem persistentes no realizar de seus sonhos, nunca desistindo da caminhada em direção à vitória. Com a lista dos formandos disposta no convite, confeccionado em papel cartolina marfim, agradeci a cada um deles pelo companheirismo ao longo dos três anos em que frequentamos o Curso Ginasial, citando seus nomes sob os aplausos dos presentes. Ao meu alcance, mostrei aos presentes a minha primeira carteira de estudante do Colégio, válida até 30 de agosto de 1972. Estava assinada pela Irmã Myrian, diretora. Em ordem alfabética, eis a relação dos oitavanistas do Colégio Estadual de Tefé, no ano de 1974:


Alda Braga Ferreira;

Alexandre de Moraes Meireles;

Amélia Silva dos Santos;

Armando Lira Vasques;

Arnoud Pessoa Batalha;

Carlos Alberto Santos Souza;

Carlos Alberto Soares Motta;

Celso Pinheiro Martins;

Clorives Guedes Vieira;

Edilene Costa dos Santos;

Erivan Gonçalves dos Santos;

Francisca Martins dos Santos;

Francisca Nely Praia da Silva;

Germano Inhuma Vasques;

Giselia Dias Ribeiro;

Ivete Clemência Nunes;

João Olavo Cabral Cortesão;

Joaquim de Souza Andrade;

José Cabral de Castro;

José Édson Lima Mendonça;

Jovenilia Batista Nunes Chaves;

Leila Maria de Souza Lima;

Lídia das Chagas Pinto Neto;

Lucielane Paiva Mendonça;

Luzia Almeida de Souza;

Maria de Fátima Azevedo;

Maria de Fátima Braga Roberto;

Maria de Fátima Pereira Queiroz;

Maria do Socorro Batalha;

Maria do Socorro Neves Litaiff;

Maria Edna Silva do Nascimento;

Maria Elange Barbosa Leite;

Maria Gorete dos Santos Mouzinho;

Maria Marnice de Souza Machado;

Maria Perpétuo Socorro Lopes dos Santos;

Maria Valdolina Batalha;

Othaniel Moreira Dias;

Pedro Correa de Araújo;

Raimunda Assunção Albuquerque;

Raimunda Vale Pessoa;

Raimundo Colares Ribeiro;

Renato Bezerra da Silva;

Rita Mouzinho da Silva;

Rosemeire de Azevedo Barros;

Terezinha de Jesus Paredes Nery;

Vanda Estela Pereira Gama.


Professores homenageados: Virgilina Façanha Mendes, Padre Martinho Van Der Ven, Irinéa de Lima Cáuper, Irmã Esperanza Herrera Abad, Pedro Schaeken, Nazira Litaiff, Irmã Lourdes Ribeiro, Irmã Adamir Bamberg e Raimunda Lopes.


– É bom estar com você!!! Agora, tocando no seu rádio, uma romântica de partir os corações: DUST IN THE WIND com a banda norte-americana Kansas. Em respeito e reverência à voz do público, A MÚSICA DO SEU CORAÇÃO anuncia o próximo sucesso!!! A ficha técnica de TENTE OUTRA VEZ assegura que a composição é de Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Motta. A interpretação é do extraordinário Raul Seixas. Quem não o conhece? Querida assistente, você poderia ler os nove primeiros versos dessa canção?


Com as anotações em mãos, a assistente de locução agradeceu a participação dos ouvintes, desejando-lhes um Ano Novo cheio de saúde e prosperidade. Depois, leu os primeiros nove versos da melodia:


Veja!

Não diga que a canção está perdida

Tenha fé em Deus, tenha fé na vida

Tente outra vez!

Beba! (Beba!)

Pois a água viva

Ainda tá na fonte (Tente outra vez!)

Você tem dois pés

Para cruzar a ponte...


Eu tinha certeza de que as músicas selecionadas fariam todos se lembrar dos muitos momentos de felicidade, do primeiro amor, do primeiro beijo, da escola, do trabalho, dos bailes aos sábados à noite, de uma viagem com amigos ou familiares, de um presente que ainda guarda com carinho, do pai, da mãe, de irmãos, do melhor amigo ou da melhor amiga, enfim, de qualquer minuto feliz e inesquecível que contribuiu, definitivamente, para a construção da história de vida de cada um de nós.


O William, que era jornalista e estava de férias na cidade, revelou a sua mensagem:


Trabalho e moro em Imperatriz, no Maranhão, mas estou de férias, visitando meus familiares e amigos. Gostaria de indicar a música TENTE OUTRA VEZ, do notável Raul Seixas. Vou continuar aqui nos estúdios, curtindo o programa, juntamente com alguns colegas de infância, e recordando os bons momentos na nossa terra natal. Você ainda se lembra do campeonato juvenil de futebol de salão que era realizado na Quadra de Esportes Monsenhor Barrat? Éramos adversários. Você vestia a camisa do Humaitá e eu a do São Miguel. Agradeço pela atenção. Peço a DEUS para continuar nos abençoando, no decorrer do próximo Ano Novo.


– TENTE OUTRA VEZ é a música indicada pelo William, ex-jogador do São Miguel, timaço de grande torcida, e ouvinte da Rádio e Voz Agá-Erre. Fã do Raul, certa vez ele me presenteou com uma fita cassete. Havia apenas uma música: “Meu Amigo Pedro”. Obrigado, William. Amigos, todos nós amamos TENTE OUTRA VEZ, não é mesmo? Seu intérprete é popular e muito querido. Quem não se lembra do Raul Seixas?


A assistente de locução disse que todos se lembravam do Raul Seixas, esclarecendo que o ilustre cantor era baiano de Salvador. Conhecido como o “Pai do Rock Brasileiro”, lançou seu primeiro álbum, sob o título de “Raulzito e os Panteras”, em 1968. Anos depois, ganhou notoriedade nacional com as músicas “Krig-Há Bandolo”, “Ouro de Tolo”, “Mosca na Sopa”, “Metamorfose Ambulante”, “Sociedade Alternativa”, “O Dia em Que a Terra Parou”, “Maluco Beleza”, “Al Capone”, “Meu Amigo Pedro” e “Gita”, entre outras. Em 1972, Raul Seixas participou do Festival Internacional da Canção, defendendo “Let Me Sing, Let Me Sing”, de sua autoria, obtendo sucesso de crítica e de público. Nessa época, foi contratado pela gravadora Philips. O LP Novo Aeon, gravado em 1975, trouxe uma de suas músicas mais conhecidas, composta em conjunto com Paulo Coelho e Marcelo Motta: “Tente Outra Vez”.


Retomando a locução, esclareci que todos estávamos ansiosos para ouvir TENTE OUTRA VEZ, sucesso absoluto na voz de Raul Seixas. E, ainda, desejosos de relembrar uma composição de McCafferty, Agnew, Charlton, Rankin e Sweet intitulada WHERE ARE YOU NOW?, na interpretação do grupo Nazareth. Completando a trinca, o sucesso NOS TEUS BRAÇOS com Reginaldo Rossi.


SONOPLASTIA/MÚSICAS:

(1) TENTE OUTRA VEZ

(2) WHERE ARE YOU NOW?

(3) NOS TEUS BRAÇOS


– Qualidade incomparável!!! Você está sintonizado na Rádio e Voz Agá-Erre. Em begê continua: NOS TEUS BRAÇOS, composição do próprio Reginaldo Rossi. A respeito deste grande cantor e compositor brasileiro, ele nasceu em Recife, no Estado de Pernambuco. Iniciou sua carreira artística cantando rock em boates. Em 1964, comandou o grupo de rock “The Silver Jets”. Tomou parte no movimento musical Jovem Guarda. Logo no início da sua carreira, fazia a abertura de shows do “rei” Roberto Carlos. Grandes sucessos da sua carreira: “O Pão”, “Festa dos Pães”, “Vou Acabar Com a Vida de Quem”, “Era Domingo”, “Tô Doidão”, “Nos Teus Braços”, “As Raposas e as Uvas”, entre outros.


Logo após as informações sobre o cantor Reginaldo Rossi, anunciei que a trilha sonora internacional da novela “Brilhante”, de autoria de Gilberto Braga, produzida e exibida pela Rede Globo, estava reunida em disco gravado, em 1981, pelo selo Som Livre-Rede Globo. O álbum apresenta, no Lado A: “Comin In And Out Of Your Life”, “Do You Miss Me”, “Hurt”, “Good Time Tonight”, “If Leaving Me Is Easy”, “Love Games” e “Sugar”. No Lado B: “Murmures”, “You Weren’t In Love”, “Old Photographs”, “Little Darling”, “Take Me Now”, “Angelica e Ramone” e “Song Of Laura”.


– Você ouve DUST IN THE WIND com a banda norte-americana Kansas. A emoção continua!!! No quadro QUAL O DISCO QUE VOCÊ MAIS OUVIU NESTE ANO DE 1983?, a nossa ouvinte Maria Adelaide, moradora da Travessa Dom Bosco, Bairro do Juruá, destacou o álbum do cantor PAULO SÉRGIO, lançado, em 1972, pela gravadora Beverly. O LP é composto por treze faixas. Na Face A: “Desiludido”, “Agora Quem Parte Sou Eu”, “Lembranças”, “O Mundo de Nós Dois”, “Sem Você”, “Minha Vila” e “Amor Eterno”. Na Face B: “Fiz”, “Idioma do Amor”, “Uma História Um Caminho”, “Como É Que Eu Vou Poder Viver Tão Triste”, “Capela” e “Hora de Esquecer o Mal”. Com certeza, é disco de sucesso na carreira vitoriosa do cantor Paulo Sérgio!!!


Com a palavra, a assistente Kátia desvendou o cartão de boas festas encaminhado pelo ouvinte Anthony, morador da Rua Getúlio Vargas, Centro. Ensinava-nos:


Não tenhamos fama de caluniador, nem usemos a língua para preparar armadilhas, porque para o ladrão existe a vergonha, e para o homem falso uma condenação severa. Evitemos erros grandes e pequenos, e de amigo não nos transformemos em inimigo. Aos prezados amigos e à equipe da Rádio e Voz Agá-Erre, desejo que a presença de JESUS seja motivo de paz e esperança para nossa caminhada nesse Ano Novo que se inicia. Feliz 1984!!!


Ao Anthony, retribuí os votos de boas festas, acrescentando que todos nós construímos a nossa história com as ações que fazemos ou deixamos de fazer, pois, o que semeamos algum dia isso mesmo haveremos de colher. Assim, jamais nos esquivemos de fazer o bem, de ajudar o próximo, porque um dia sentiremos o prazer de colher os seus bons frutos.


– Agradecemos pela grande audiência. Continuem sintonizados na Rádio e Voz Agá-Erre. Quem não está adorando A MÚSICA DO SEU CORAÇÃO? Na sequência: UMA MÚSICA LENTA com Lilian.


VINHETA DO PROGRAMA MUSICAL:

Você está ouvindo A MÚSICA DO SEU CORAÇÃO, o supermusical de final de ano da Rádio e Voz Agá-Erre, neste sábado gostoso, dia 31 de dezembro de 1983!!! Adivinha de quem é o patrocínio? Isso mesmo, chancela total da Organização Comercial Agá-Erre e da Lanchonete Espírito Santo.


BIBLIOTECA RAIMUNDO COLARES RIBEIRO

Transcrito do livro A MÚSICA DO SEU CORAÇÃO, Capítulo 9, de Raimundo Colares Ribeiro.

댓글


bottom of page