top of page

A ARTE DE SER MULHER – VOL. 02 - PROSA FEMININA

(Coletânea Literária organizada por Dyandreia Valverde Portugal - Editora Rede Sem Fronteiras)



Mulher de todos os tempos / Ana Celi Huguet

“Carrego em mim várias mulheres: a neném, a menina, a adolescente, a jovem-mulher e, também, a mulher madura.

Assim mesmo, sem exceções, por todos os tempos e para todo o sempre.

Nesse exato momento, vivencio a maturidade plena, porém, sinto em mim todas as etapas passadas. Esses ciclos já vividos não desaparecem jamais! “ ...  (página 46)

 

Mulher que faz a diferença / Belém Maués

“... À mulher que acredita no seu potencial, que aposta na sua vitória e não teme as intempéries da vida. A ela, TUDO! Pois sem que ela perceba, se torna referência para as demais.

Sou Mulher! Ainda nem sei se bem se sei ser, mas não quero morrer para esta essência. Quero viver com a vaidade de me sentir feminina e ter os direitos que preciso para fazer, não o que eu quero, mas o que eu preciso fazer, para vier plenamente a liberdade e gozar dos direitos que merecem todas as pessoas, independentemente de sexo, cor, raça, credo e condição social: igualdade, respeito, dignidade.” ... (página 77)

 

Sombra de Mulher / Célia Leite

Mulheres heroínas, que continuam a trabalhar no anonimato dia após dia no aconchego do lar, numa labuta; à frente, vem o sentimento maior ‘o do Amor’, para que possam desdobrar-se no desempenho das múltiplas atividades como de professora, enfermeiras, orientadoras, educadoras, administradoras e esposa, para que o desenvolvimento em harmonia tenha êxito familiar. ... (página 92)

 

Mulher / Nina Fernandes

“Falar sobre mulher... fácil... simples... complexo!

Não somos o sexo frágil, rótulo que carregamos por séculos.

Disse um sábio, certa vez: ‘Por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher’. Não queremos estar à frente do homem, queremos estar ao lado, de preferência de mãos dadas!

Não somos mais, nem menos, somos iguais, resguardadas as condições socioeconômicas e culturais. (página 262)

 

 

A Evolução da Mulher / Stela Oliveira

“... A mulher escolheu o seu caminho, avançou na condição de mulher para o campo de ação, em busca de seu objetivo, colaborando na luta pela paz entre os povos.

Criada por Deus como presente para o homem, a fim de acabar com a sua solidão, a mulher precisa ser amada, respeitada e protegida por ele. Amada e respeitada em sentido amplo, a mulher é capaz de ultrapassar fronteiras.

Para aquelas mulheres determinadas em vencer e que, neste século, buscam a edificação e a harmonia da família, lutam para a construção de uma nação mais humana, a nossa reverência.

A Mulher é diversa em sua condição humana e está envolta com o progresso do universo.” (página 297)

 

BIBLIOTECA RAIMUNDO COLARES RIBEIRO

Transcritos da coletânea A ARTE DE SER MULHER, Vol. 02 – Prosa Feminina. Organizadora: Dyandreia Valverde Portugal. Editora Rede Sem Fronteiras, Rio de Janeiro (RJ), 2019, páginas 46, 77, 92, 262, 297.

Seleção de textos: Kátia Colares Ribeiro.


Comments


bottom of page