REDE SEM FRONTEIRAS NA 95ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
- Raimundo Colares Ribeiro
- 11 de jul.
- 8 min de leitura

Fonte: Assessoria de Imprensa RSF
A "Arcádia Brasileira de Música e Literatura divulga, abaixo, o Comunicado da Rede Sem Fronteiras sobre a sua participação na 95ª edição da Feira do Livro de Lisboa :
"Com presença consolidada, a Rede Sem Fronteiras participa da 95ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que ultrapassou um milhão de visitantes.
A 95ª edição da Feira do Livro de Lisboa, realizada entre 4 e 22 de junho, no Parque Eduardo VII, superou a marca de um milhão de visitantes e registrou vendas superiores às dos anos anteriores, reforçando sua liderança no universo lusófono.
Organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a feira reafirma-se como o maior evento literário da lusofonia e o mais importante da língua portuguesa, reunindo, este ano, 350 pavilhões e 963 marcas editoriais, com mais de 85 mil obras disponíveis ao público.
Durante os 19 dias do evento, a programação diversificada incluiu mais de 3.000 atividades, sendo cerca de 1.200 com autores presentes. Sessões de autógrafos, lançamentos, debates, concertos, cinema, apresentações de livros e ações voltadas ao público infantil animaram os visitantes. Dentre inúmeros autores de expressão, destaque-se a participação do escritor Mia Couto.

A edição também se destacou por melhorias estruturais, como a reorganização dos espaços, ampliação de praças e uma circulação mais fluida. O público infantil ganhou atenção especial, com atividades promovidas pelas Bibliotecas de Lisboa (BLX) e o Plano Nacional de Leitura (PNL).
No campo da acessibilidade, foram implementadas rampas, cadeiras de rodas foram disponibilizadas pela Santa Casa da Misericórdia, eventos com língua gestual portuguesa e um sistema de alfabeto de cores para daltónicos.
Entre as novidades, o projeto “Vamos plantar livros”, desenvolvido em parceria com a The Navigator Company, associou a venda de livros à plantação de árvores. Estima-se que cerca de 8.000 novas árvores sejam plantadas em Portugal.
Presidida por Miguel Pauseiro, a APEL celebra o sucesso da feira, que continua a consolidar Lisboa como um polo cultural e literário de destaque no mundo lusófono.

A Rede Sem Fronteiras, participando como expositora pelo sexto ano consecutivo, apresentou uma comitiva de 80 autores solo lusófonos, sobretudo brasileiros, em sua localização: Zona Laranja – Nascente – Pavilhão H39, além dos mais de 300 coautores de suas coletâneas. Ressaltou, como Autores Convidados Homenageados de Honra, os escritores brasileiros: Helena Fraga (São Paulo), Pautílio Alves Filho (Distrito Federal) e Socorro Cavalcanti (Rio Grande do Norte).
Eis a relação dos autores da Rede Sem Fronteiras, vindo de 12 países, além de Portugal, que compuseram a comitiva oficial deste ano:
Adri Silva, Alan Dornales, Aline De Bona, Altamiro Rollo, Álvaro Luiz Cardoso, Ana Lisboa, Ana Maria Guimarães, Ana Maria Tourinho, Ana Mendes, Andrea Sigrist, Angela Cardoso, Angela Guerra, Ascensión Chanqués, Astrid Kampf Beutler, Bebel Ritzmann, Benedito Vasconcelos, Betty Silberstein, Bianca Chinelli, Carla De Sà Morais, Carlos Cardoso, Catarina Coelho, Cecy Barbosa Campos, Clara Arreguy, Clara Machado, Cláudio Vieira Pinto, Cristiane Mota Viviani, Dalila Lubiana, Dalma Nascimento, Debora Pio, Dyandreia Portugal, Edina Azevedo Klein, Elinalva Oliveira, Ester Manciolli, Euderson Kang Tourinho, Evan Bessa, Francisco Gondar, Gina Maria Manjua, Gleidhy Mendes, Graça Neves, Helena Fraga, Helena Neves Advocacia, Iris Berlinck, João Ângelo Siqueira, José Leonídio, Juranildes Melo de Matos Araujo, Kátia Galdi, Laura Miranda, Lúcia Boonstra, Manuela Bailão, Maria Helena da Fonseca Costa, Maria Kens, Mariana Arão, Marianela Sants, Marina Zarvos, Matilde Slaibi Conti, Palmira de Oliveira, Pautílio Alves Filho, Pietro Costa, Priscila Souza, Regina Crema, Regina Guimmaraes, Renata Clarke-Gray, Renata Urzeda, Rosa Virgínia,Rosane de Oliveira Lacerda, Rosário Pedroso, Samaritana Pasquier, Socorro Cavalcanti, Sonia Bittencourt, Sue C. Costa, Suzy Hekamiah, Valdelice Santos, Valéria Alonso, Véronique Schorr, Welma Menezes, Yasmine Figueiredo e Zezé Barcelos.
Entre as entidades parceiras deste ano, tivemos: Editora Mágico de Oz (CEO Izadora Valladares), APP - Associação Portuguesa de Poetas (Presidente Prof. Doutor Ivo Álvares Furtado), ELOS Clube de Lisboa (Presidente Dra. Reliane de Carvalho), Associação Caboverdeana (Presidente Dra. Dulcinea Sousa), Rede Conexão Mulher (CEO Catarina Coelho), AFELCE - Academia Feminina de Letras do Ceará (Presidente Elinalva Oliveira), AJEB Nacional - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Presidente Renata Dal-Bó)/ AJEB - Coordenadoria Rio de Janeiro (Presidente Márcia Schweizer), UBE - União Brasileira de Escritores do RJ (então Presidente Eurídice Hespanhol), Associação Poemas à Flor da Pele (Presidente Soninha Porto), Elles Mitraillent (Coord. Angela Cardoso), e Editora Sol Literário (CEO Angélica Sampaio).
Como apoiadores oficiais e mídia credenciada, a Rede Sem Fronteiras contou com: Jornal Terra da Gente, Blog Maluma Marques, Jornal DR1, Jornal Posto 6, Revista Conexão Holanda, Revista Presença, Jornal Notícias da Corte dos Solimões, Portal Focus Cultural, Revista Brasil Conexão Europa Network e Revista Mulher Afrikana.
Este ano, novamente, a Rede Sem Fronteiras recebeu, em seu pavilhão, o ilustríssimo Presidente da República Portuguesa, Sr. Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de parar para cumprimentar a Presidente Mundial, Dyandreia Portugal, dando mais uma vez prova do seu carinho e consideração pela entidade. Na oportunidade, pôde ser apresentado a vários escritores, membros da Rede Sem Fronteiras, que o presentearam com seus livros. Na ocasião, o Presidente ainda recebeu oficialmente a Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo... – Edição Histórica Jubileu de Estanho, complementando assim a sua coleção.

Aos editores, autoridades e transeuntes, foram distribuídos, graciosamente, exemplares do catálogo Vitrine Literárias Lusófona da Rede Sem Fronteiras – 2025, contendo as obras literárias apresentada na feira e seus autores.
O Pavilhão da Rede Sem Fronteiras, H-39, foi bastante movimentado durante todos os dias. Muitos visitantes comentaram o fato de o pavilhão ser muito atrativo e possuir uma das salas de autógrafos mais bonitas do evento. Diariamente, os livros expostos no estande eram mudados de lugar, a fim de que todos estivessem ao alcance dos olhos e das mãos dos visitantes.


A programação cultural realizada pela Rede Sem Fronteiras, nas praças públicas e sala de autógrafos do pavilhão, foi intensa, composta por palestras, apresentações e saraus com autores da comitiva. Foram 52 apresentações de palco, 138 sessões de autógrafos, 21 flashes ao vivo com autores representados e 41 flashes ao vivo com apresentações e entrevistas durante sessões de autógrafos. Tudo isso com autores oriundos de 12 países diferentes, além de Portugal (Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, EUA, Espanha, França, Grécia, Guiné-Bissau, Países Baixos, São Tomé e Príncipe, Suíça), vindos especialmente para o evento.
Por atenção aos autores que não puderam estar presentes, houve transmissão de flashes ao vivo, promovidos pela Presidente Mundial da Rede Sem Fronteiras, colocando dentro da Feira todos os que desejassem participar, mesmo a distância.
A Rede Sem Fronteiras transmitiu suas ações, em tempo real (canal de YouTube e Instagram), para todo o mundo, e para seus parceiros e Representantes Internacionais em mais de 30 países. Uma experiência não apenas para os que tiveram a oportunidade de participar ao vivo, mas também para aqueles que, a qualquer momento, poderão assistir a toda a programação pelo endereço @redesemfronteiras.
Entretanto, se a programação da Rede Sem Fronteiras dentro da 95ª Feira do Livro de Lisboa foi magnífica, as atividades Off-Feira não foram menos importantes.
No dia 14 de junho, com a chegada da segunda turma, que se juntou à primeira, aconteceu um jantar descontraído de boas-vindas, para integração de todos, em um restaurante de churrasco coreano, uma experiência diferente, curtida por todos.


No dia 15 de junho, aconteceu o já tradicional “Piquenique Literário da Rede Sem Fronteiras”, durante o qual, além de compartilharmos a refeição no parque, aos moldes europeus, os escritores puderam participar de um sarau, fazer troca-troca de livros e participar de dinâmicas e brincadeiras em grupo. Uma vicência relaxante, descontraida e com muita fraternidade.


No dia 19 de junho, foi realizado, com enorme sucesso, na sede do ELOS Clube de Lisboa, o “1º Encontro Internacional de Escritoras da Rede Sem Fronteiras”. Uma imersão de dia inteiro, com programação rica de atividades de intercâmbio culturais voltados para o feminino. Na ocasião, além da Exposição de Artes Plásticas sob o tema “Do fio da vida ao fio do pincel”, da artista Marita Valverde Portugal, foi fundado, oficialmente, o “Clube de Mulheres Sem Fronteiras” (organização de apoio e conexão, dirigida pela RSF, para mulheres que produzem em diferentes modalidades culturais e que se ajudarão mutuamente em suas carreiras).


Ainda no dia 19 de junho, na parte da noite, aconteceu um jantar no Restaurante de Fado A Severa, no Bairro Alto, quando, além de apreciação da cultura musical e gastronômica do país, houve uma momento de celebração do aniversário da Presidente Mundial, Dyandreia Portugal, que recebeu flores, um prato de aço gravado, caneta personalizada, álbum com mensagens e outros mimos, preparados em surpresa pela equipe e pelos membros da entidade.

Dia 20 de junho, no palco da praça roxa, aconteceu a Cerimônia de Homenagens aos Autores Homenageados de Honra, entrega de certificado aos participantes presenciais, e lançamento da obra “Mulheres Extraordinárias - O resgate do legado, pela palavra escrita”, volume 4.


Dia 21 de junho, no elegante Sana Metropolitan Hotel, aconteceu a tão esperada cerimônia anual de gala da Rede Sem Fronteiras, com outorga de homenagens e surpresas aos membros oficiais, autores participantes da FLL, autoridades e parceiros, em clima de muita emoção. Na oportunidade, os mais de 100 convidados que estavam celebrando o aniversário de 12 anos da RSF, puderam dançar sob a música de David Carrapo e a sua banda LXPTO Sound.


No dia 21 de junho, foi a vez do passeio de barco com brunch pelo Rio Tejo, passando pela Ponte 25 de Abril, Cristo Rei, o monumental Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Um passeio excepcional, unindo as pessoas e criando um clima de cumplicidade e amizade.

Para celebrar o encerramento da programação, no pavilhão da Rede Sem Fronteiras, houve o último brinde de espumante com aperitivos, quando todos puderam comemorar o sucesso desta edição, confraternizar e se despedir.


Todos os membros da comitiva de autores tiveram ricas oportunidades de fazer amigos, ampliar networking, fazer conexões e difundir amplamente suas ideias.
Ao final de toda essa bem-sucedida jornada cultural em terras lusitanas, a Rede Sem Fronteiras encerra mais um capítulo de sua trajetória, firmando mais alguns momentos históricos. Na certeza de seu lema - “Juntos, somos mais fortes!” -, destacou publicamente, ao longo de vários momentos, a importância da presença dos seus Vice-Presidentes Mundiais, Fábio Portugal, Carlos Cardoso e Ana Maria Tourinho, e de sua Equipa Organizadora de 2025: Carla De Sà Morais, Aline De Bona, Jaqueline Moreira, Cátia Pires, Owerbeck Berlinck, Osório Barbosa, Val Queiroz, Ester Manciolli, que contribuíram significativamente para a realização de todo o evento.
A Rede Sem Fronteiras, entidade fundada e presidida mundialmente pela escritora e jornalista Dyandreia Valverde Portugal, a qual completou 12 anos – é uma entidade cultural que desenvolve e divulga a língua portuguesa e a cultura lusófona para residentes em mais de 30 países, nos cinco continentes, com o lema: “Juntos, somos mais fortes!”. Seu objetivo é promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros, além-fronteiras, por meio de projetos literários e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Bibliotecas, Museus, Associações, Academias e entidades afins. É ainda promotora de eventos ligados à divulgação da literatura lusófona em Feiras Literárias por vários países, a exemplo da Feira do Livro de Frankfurt, Feira do Livro de Guadalajara e Feira do Livro de Lisboa, além de participar de Bienais do Livro em São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, entre outras. Contando com uma equipe de Vice-Presidentes Mundiais e Presidentes de Núcleos em vários países, está desenvolvendo projetos de acessibilidade e inclusão social, projetos artísticos e culturais, de protagonismo feminino, de aperfeiçoamento para seus membros oficiais, e firmando parcerias em novos países. Desta forma, diversas ações serão implementadas, nos próximos anos, como instrumentos de apoio e fomento para escritores, artistas e produtores culturais. Radicada em Portugal, a Rede Sem Fronteiras continua a construir pontes entre os países lusófonos e o restante do mundo.
Os próximos projetos da RSF contam com a participação na Festa do Livro em Belém, Feira do Livro de Frankfurt, Concurso e Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo... Vol.9, Viagem cultural ao Marrocos e muito mais! Para mais informações, siga a Rede Sem Fronteiras nas redes sociais, ou contate o e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br
Crédito Fotos de Ilustração: Acervo Rede Sem Fronteiras e colaborações."
@redesemfronteiras
____________________
Material enviado pela presidente da Rede Sem Fronteira, Dyandreia Portugal.
Reproduzido por Kátia Colares Ribeiro, presidente de Núcleo da Redes Sem Fronteiras no Amazonas.
Comentários