A MULHER E SEU LUGAR NA ESCRITA
- Raimundo Colares Ribeiro
- 1 de out. de 2025
- 3 min de leitura

O olhar de Maria é desviado do livro que está em suas mãos pelo barulho de um pequeno avião que sobrevoa o local onde ela se encontra. Em pouco tempo, o silêncio volta a predominar nesse lugar. Nesse lugar, aliás, está a residência de Maria. Ela retorna o olhar para o livro, abrindo-o na interrompida. Trata-se de um livro com as biografias de mulheres que foram pioneiras, em suas respectivas áreas de atuação. Entre outras, estão mulheres da área da aviação e da literatura.
Após terminar de ler, Maria fecha-o pensativa. Sua atenção é afastada pelo balançar das plantas do seu jardim muito florido. Levanta-se da cadeira e passeia por todo o seu quintal.
Em seguida, Maria entra em sua residência, caminhando com um sorriso nos lábios, em direção ao seu escritório para deixar, na estante, o livro que acabara de ler. Ao chegar no local, observa que a sua amiga Graça, que é bibliotecária, deixou aquele espaço bem arrumado e identificado. A biblioteca da sua casa acomoda um grande acervo de livros. Mas sempre é possível adicionar novas obras. Caminhando vagarosamente, como se estivesse em uma rua tranquila e acolhedora, coloca o livro no devido lugar.
Ela começa a olhar a parte em que estão disponibilizados seus livros solos e as antologias das quais fez parte. Pega o livro que escreveu sobre o legado deixado por várias mulheres citadas na Bíblia. Foi um dos livros que mais amou escrever. Seu olhar continua a passear pelas estantes. Nesse momento, seu esposo Raimundo se aproxima e a abraça. A biblioteca é um dos lugares preferidos dos dois. Eles amam os livros. O senhor Raimundo também é escritor.
Maria devolve o livro que estava em sua mão para o seu lugar na estante. Pega uma antologia sobre a trajetória literária de várias mulheres. Abre a página onde consta o seu texto e mostra para o senhor Raimundo. Os dois começam a relembrar como se deu o início da vida literária de Maria.
Seu Raimundo fala para a esposa: - Lembro-me do seu semblante radiante quando recebeu a notícia, por e-mail, que seu texto fora aprovado para integrar a antologia de uma academia do nosso Estado. Foi a sua primeira participação em antologia. Isso faz um bom tempo, não é, meu amor? Maria abraça seu esposo com carinho. Os olhares de ambos se voltam para a parede em que está o certificado que Maria recebera por sua participação naquela antologia. Com voz embaçada, relembra, ainda, da sua posse na primeira entidade literária.
Maria fala para seu Raimundo: - Como tem crescido o número de mulheres escritoras em nosso Estado. Sempre estamos recebendo convites para lançamentos de livros. A luta das mulheres, no passado, para que as de hoje tivessem oportunidades de escrever, valeu a pena. É claro que, todos os dias, as mulheres batalham para conquistar novos espaços. Deus abençoou homens e mulheres com o dom da escrita e cabe a cada um descobrir como usar essa aptidão da melhor forma.
Maria olha para o relógio na parede e fala para o seu esposo: - Estou atrasada para o encontro com as mulheres escritoras. Apressada, vai para o seu quarto se arrumar. Ela capricha no visual. Nesse encontro, uma jornalista e escritora amazonense de grande sucesso fará uma palestra sobre a escrita descomplicada. Ao saber desse evento tão importante, Maria, de imediato, providenciou a sua inscrição. Ela entende que a mulher tem o seu lugar na escrita.
Antes de sair de casa, agradece a Deus por todos os benefícios que Ele tem proporcionado a ela. Despede-se do esposo e entra no carro para ir ao evento.
Ao chegar, seu sorriso se abre ao cumprimentar as mulheres que se encontram nesse local. Ali, vê rostos conhecidos e outros novos. Ela sabe que nesse dia obterá informações valiosas que muito ajudarão a melhorar a sua maneira de escrever. Assim, senta-se no lugar reservado com seu nome e, em silêncio, aguarda o início da palestra.
Kátia Colares Ribeiro
Texto publicado na antologia: “A MULHER NO MUNDO - Universo Feminino em Expansão”. Organização Márcia Schweizer. páginas 250/251. Litteris Editora, 2025. AJEB NACIONAL e AJEB-Rio de Janeiro.






Comentários