top of page

ASSIM NASCEU O IDEAL CLUBE | GENESINO BRAGA

LIVROS & ESCRITORES

I – Preliminares da Fundação


Um baile de gala – (uma “soirée”, diziam alguns, um sarau, referiam os puristas) – marcou o nascimento do Ideal Clube, a 6 de junho de 1903.


“Soirée” ou sarau, resultara num acontecimento social extraordinário esse primeiro vagido do grêmio a nascer logo dizendo a que vinha, pois baile assim de tanto esplendor, fidalguia e elegância, só o promovia, habitualmente, na requintada Manaus daqueles idos, o muito aristocrático e soberbo Clube Internacional, em cujos salões rebrilhavam, – à luz das primeiras lâmpadas elétricas que aqui, entre nós, começaram a iluminar as noites do Brasil, – as joias e pedrarias faiscantes nos colos das nossas grandes damas e nos punhos e peitilhos engomados dos cerimoniosos cavalheiros encasacados, que formavam o escol social da deliriosa e endinheirada Capital da Borracha.


Foi na Rua do Dr. Moreira que nasceu o Ideal Clube. Nessa mesma rua de seu nascimento, tivera o grêmio a sua sementeira. Numa das casas ocorrera o processo germinativo, isto é, as reuniões preparatórias; e, noutra, quase confronte, houvera o nascimento, ou seja, o ato oficial de fundação, com o grande baile de gala inaugural das atividades da associação, assim assinalando o dia inicial da vida “idealina”. (...)


BIBLIOTECA RAIMUNDO COLARES RIBEIRO

Transcrito do livro ASSIM NASCEU O IDEAL, de Genesino Braga, Imprensa Oficial do Amazonas, Manaus (AM), 1979, página 11.




Comments


bottom of page